Dicas e Curiosidades

ver todos

Conheça os títulos de e-mail mais perigosos
e fuja deles

Postado em 11/02/2014

Conheça os títulos de e-mail mais perigosos e fuja deles

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

“As fotos da festa ficaram ótimas!”. Quantas pessoas já não receberam (e abriram) um e-mail com esse assunto?

Fotos que despertam a curiosidade e promoções imperdíveis estão entre as mensagens mais perigosas que você pode receber.

Esse tipo de golpe é conhecido por phishing, uma variação da palavra em inglês "fishing" (pescar). E o número de “peixes” que estão caindo nessa rede está aumentando. De acordo com o relatório do McAfee Labs produzido no terceiro trimestre de 2013, houve um aumento de 60 mil e-mails maliciosos em relação ao primeiro semestre do mesmo ano.

Se você receber uma mensagem suspeita, fique esperto. Mantenha o seu antivírus (ativírus grátis é suficiente para proteger o computador) atualizado e tenha certeza de que o e-mail é autêntico antes de abri-lo. Confira a seguir, os cinco títulos de mensagens mais perigosos enviados no último ano.

Convite para se conectar ao LinkedIn

A rede social voltada para contatos profissionais tem crescido muito. No terceiro trimestre de 2013, o aumento no número de usuários foi de 38%. Como serve exclusivamente para trabalho, os e-mails enviados pelo LinkedIn tendem a ser levados a sério.

Muito cuidado, no entanto, com convites falsos para se conectar a profissionais, mesmo conhecidos. Evite clicar em mensagens desse tipo e só adicione pessoas ao fazer login pelo próprio site.

Mail delivery failed - O envio do e-mail falhou

Muitas vezes, mensagens enviadas para pessoas conhecidas voltam para o remetente, geralmente porque a caixa de entrada está cheia. Isso é um prato cheio para golpistas, que inventam e-mails que retornaram (mas nunca foram mandados) para que a pessoa clique em um link malicioso. Por isso, verifique se você realmente escreveu essa mensagem.

Caro cliente do (nome do banco)

E-mails enviados por instituições financeiras assustam qualquer um, pois sempre geram no receptor aquele medo de estar devendo na praça. E é essa brecha que os golpistas aproveitam para agir.

Mas a verdade é que os bancos dificilmente escrevem esse tipo de mensagem para os clientes. Eles preferem o contato telefônico. Ignore esse tipo de aviso, as chances dele ser falso são enormes. Se realmente você estiver com algum problema em sua conta, fique tranquilo que o banco entrará em contato por outro meio.

Comunicado importante

Mais um tipo de phishing que apela para o terror para fisgar vítimas. Se o título diz que é importante, a vontade de abri-lo é tentadora. Mas não caia nessa!

Se alguém tem realmente algo de assustador para te contar, essa empresa ou pessoa irá encontrar um meio para isso. Desencane, pois você não deixará de receber seu prêmio da megasena, ou terá seu CPF cancelado porque você não leu um e-mail.

Undelivered Mail Returned to Sender - E-mail enviado voltou ao remetente

Outro tipo de mensagem que realmente existe e, é por isso que virou uma das preferidas dos bandidos virtuais. Quando a caixa postal de alguém está com algum problema, o e-mail tenta ser enviado mais de uma vez. Quando o número de tentativas acaba, a mensagem volta para o remetente.

É um caso semelhante ao e-mail que falhou. São inventadas mensagens que foram enviadas e voltaram, mas na verdade elas nunca foram nem redigidas. Certifique-se de que o e-mail é realmente de sua autoria antes de clicar para abrir.