Dicas e Curiosidades

ver todos

Triplicou! Número de usuários afetados por invasão ao Yahoo! chega a 3 bilhões

Postado em 31/10/2017

Triplicou! Número de usuários afetados por invasão ao Yahoo! chega a 3 bilhões

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

O que já era a maior violação de dados da história ficou ainda maior. Para ser mais preciso, o número de usuários afetados pela invasão ao Yahoo! triplicou, chegando a 3 bilhões de vítimas.

No fim do ano passado, a empresa anunciou que um ataque realizado em agosto de 2013 havia comprometido mais de 1 bilhão de usuários. Por conta da compra do Yahoo! pela Verizon, uma nova investigação foi feita e chegou-se à conclusão que a brecha foi muito maior do que se imaginava.

De modo geral, as informações roubadas dos usuários incluem nomes, endereços de e-mail, números de telefone, datas de nascimento e, em alguns casos, respostas para perguntas de segurança. Mas, aqui, vale ressaltar que, provavelmente, muitas contas já estavam inativas.

O Yahoo! também afirma que dados mais sensíveis, como senhas e número do cartão de crédito, não vazaram. Menos mal. As consequências não devem ser tão danosas assim.

Reação do Yahoo!

Após nova revisão sobre o caso, o Yahoo! voltou a enviar e-mails para os usuários solicitando a troca de senhas e a ativação de novas medidas de proteção. A empresa, ainda, invalidou todas as perguntas de segurança usadas na época do ataque.

Diante desse cenário, especialistas em segurança recomendam que os usuários troquem as senhas de todos os serviços online. Aliás, o ideal é criar senhas diferentes para cada conta online.

Para dificultar, ainda mais, a vida de criminosos digitais, procure criar senhas complexas: com, pelo menos 10 caracteres, alternando letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e números. Por fim, não deixe de aplicar autenticação em dois fatores. Assim, por mais que um criminoso digital tenha sua senha, ele não conseguirá acessar sua conta facilmente.

Ah, e mesmo que você não seja um usuário do Yahoo!, vale a pena seguir essas dicas.