Dicas e Curiosidades

ver todos

Tudo o que você precisa saber sobre o novo Android Oreo

Postado em 27/09/2017

Tudo o que você precisa saber sobre o novo Android Oreo

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Depois de uma longa fase de testes e desenvolvimento, finalmente a oitava versão do sistema operacional do Google está disponível desde o fim de agosto. O Android Oreo já pode ser baixado em alguns modelos de smartphones, como o Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus Player, Pixel, Pixel XL e Pixel C. Esta versão vem cheia de novos recursos, como notificações persistentes e áudio Bluetooth de alta qualidade.

Mas, mais importante, a atualização traz melhorias significativas para o desempenho e a segurança do aparelho, como o aumento da vida útil da bateria (finalmente!) e a criptografia aprimorada.

E isto não é mais segredo para ninguém: atualizar o sistema operacional de seu aparelho é extremamente importante para manter os seus dados mais seguros e o aparelho funcionando com 100% de sua capacidade. Se você ainda tem dúvidas, listamos algumas novidades do Android Oreo relacionadas à segurança e ao desempenho. Confira:

Renovação de Notificações

A central de notificações do Android Oreo está muito mais personalizável. As notificações podem ser organizadas em torno da ideia de canais ou categorias de notificações de aplicativos, permitindo que o usuário escolha se um canal pode ou não tocar em seu telefone e se tem autorização para saltar ao topo das notificações. Além disso, também é possível bloquear canais completamente, ajudando a combater o spam de notificações.

Esses canais de notificações são tratados diferentemente de acordo com a urgência, sendo que o Google as classifica em quatro categorias. As consideradas menos importantes serão compactadas em uma única linha acinzentada, enquanto as mais importantes aparecerão em um espaço maior.

Outro aspecto interessante relativo ao assunto são os pontos de notificação: pequenos pontos que aparecem em pastas de aplicativos ou nos próprios aplicativos indicam novas notificações. Esses pontos podem ser vistos como pop-ups ou fornecer atalhos para ações específicas.

O Android 8.0 também permite que notificações menos urgentes sejam agendadas para reaparecer mais tarde, com períodos de 15 minutos, 30 minutos ou uma hora. E, por fim, ainda é possível definir um tempo para que as notificações desapareçam, além de alterar o padrão de fundo e as cores das notificações.

Google Play Protect: segurança e privacidade

O Google Play Protect verifica cada aplicativo que você instala na Google Play e nas lojas de aplicativos de terceiros para detectar a presença de malwares. E continua examinando frequentemente seu telefone em busca de ameaças mais complexas.

Além disso, o Find My Device permite que você toque, bloqueie ou limpe o seu smartphone remotamente. E o Safe Browsing alerta você para websites infectados com vírus no Chrome.

>> Aproveite e veja O que você deve fazer antes de baixar aplicativos no Android com segurança

Configuração de PINs e senhas

O Google Play Protect não é o único recurso de segurança no Android Oreo. Ativar o menu do Desenvolvedor do Android agora requer um PIN ou uma senha, enquanto nas outras versões era possível acessar o recurso apenas por meio das Configurações.

Além disso, a oitava versão do Android também faz muito nos bastidores. Os aplicativos não podem mais assumir a tela de bloqueio do telefone sem permissão e também não podem usar a permissão de administrador para evitar alterações de senhas. E os desenvolvedores ainda não podem usar o Android ID, identificador de software exclusivo que imprime dispositivos individuais, para rastrear usuários por mais tempo.

Melhor desempenho da bateria

As otimizações para o código principal do Android aceleram o tempo de inicialização. Segundo o Google, o Android Oreo inicia duas vezes mais rápido do que o Android Nougat.

Além disso, o recurso “Wise Limits” aumenta a bateria impondo limites às tarefas não essenciais e às tarefas que sugam a bateria. Existem dois tipos para esse recurso: os limites de execução, que restringem os aplicativos que não estão em primeiro plano de recursos de ativação e os limites de localização, que impedem que os aplicativos consultem excessivamente as informações de localização do seu telefone.

Por fim, o Android Oreo também oferece um novo menu de configurações de bateria que permite ao usuário exercitar o controle sobre aplicativos com energia elétrica. Você pode visualizar o consumo de bateria do seu telefone e compará-lo ao tempo de uso para entender quais aplicativos consomem mais energia. E você ainda pode verificar os aplicativos individualmente para ver a quantidade de bateria que eles consomem em segundo plano e o quanto eles consumiram enquanto estavam abertos.

Mais proteção com o UOL Segurança Digital

Em meio a tantas ameaças digitais para smartphones e tablets, mais segurança nunca é demais. Um caminho está em instalar o UOL Segurança Digital em seu aparelho Android.

Ele impede o acesso a páginas web maliciosas, alerta o usuário para aplicativos perigosos e elimina códigos infectados presentes no dispositivo. Melhor se prevenir, né?