Dicas e Curiosidades

ver todos

Um usuário cauteloso precisa instalar um antivírus?

Postado em 31/10/2017

Um usuário cauteloso precisa instalar um antivírus?

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Provavelmente, você já ouviu falar que o melhor antivírus é o próprio usuário. Em partes, isso é verdade. O usuário que baixa aplicativos apenas em lojas oficiais mantém navegadores e sistemas operacionais atualizados, não clica em nenhum link suspeito e não insere dados em sites desconhecidos. Isso diminui bastante o risco de ser infectado, mas não o elimina.

Em muitos casos, essas recomendações não foram suficientes. Criminosos digitais passam dia e noite identificando brechas em navegadores e sistemas operacionais para invadir e roubar dados de vítimas, inclusive de usuários mais cuidadosos.

Para completar, os criminosos começaram a desenvolver ataques cada vez mais sofisticados. E são inúmeros. De acordo com levantamento da Kaspersky Lab, acontecem 12 tentativas de ataques virtuais por segundo somente na América Latina.

Por fim, vale lembrar que é possível ser infectado por malwares além da internet. Conectar um pendrive com vírus ou instalar um software pirata, por exemplo, já é o suficiente para comprometer a sua máquina.

Diante desses fatos, não dá para confiar apenas na sua cautela ao navegar pela internet. Aqui, o ideal é que você instale um antivírus em todos os seus dispositivos para detectar e eliminar códigos maliciosos escondidos.

Qual antivírus escolher?

O mercado oferece uma série de softwares antivírus aos consumidores. Em meio a tantas opções, é preciso avaliar sua eficiência e sua compatibilidade com os sistemas operacionais de seus aparelhos.

>>Aproveite e confira Não existe almoço grátis: por que instalar um programa pago e atualizado de antivírus

O UOL Segurança Digital, por exemplo, é compatível com os sistemas operacionais Windows, Android e macOS. No iPhone e iPad, a solução de segurança possui recursos antirroubo. A vantagem do UOL Segurança Digital é que, com uma única assinatura, você consegue proteger todos os seus dispositivos: computador, smartphone e tablet.

Além de remover códigos maliciosos e impedir o acesso a páginas web potencialmente perigosas, o UOL Segurança Digital melhora o desempenho de seu dispositivo. Isso porque ele indica quais softwares estão tornando sua máquina mais lenta e quais aplicativos são invasivos e consomem mais bateria.

Tenha um antivírus e continue cauteloso

Não é porque possui um antivírus em seus aparelhos que você pode sair clicando em todos os links que aparecem nem baixar anexos de e-mails desconhecidos. Assim como ser um usuário cauteloso não é suficiente para evitar ataques virtuais, o mesmo podemos dizer dos programas antivírus.

A melhor maneira de proteger seus dados é instalar um antivírus e continuar cauteloso. Isso inclui atualizar softwares, navegadores e sistemas operacionais, não responder a e-mails não solicitados e por aí vai.