Dicas e Curiosidades

ver todos

Vazamento da chave de segurança do Windows deixa as máquinas vulneráveis

Postado em 13/10/2016

Vazamento da chave de segurança do Windows deixa as máquinas vulneráveis

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Graças a um vazamento acidental da chave de segurança, a Microsoft deixou inúmeros computadores Windows vulneráveis para exploração. Quem descobriu essa brecha foram dois pesquisadores de segurança, que atendem pelos nicknames MY123 e Slipstream. No Twitter, eles anunciaram que criminosos digitais podem burlar o recurso Secure Boot.

Basicamente, essa ferramenta verifica se, durante a inicialização da máquina, todos os componentes são confiáveis. Em outras palavras, o Secure Boot evita que programas maliciosos sejam carregados no computador. O recurso foi adicionado no Windows 8.

A partir do momento em que criminosos digitais têm acesso a essa chave de segurança, eles conseguem desbloquear computadores protegidos pelo Secure Boot e, assim, carregar os mais variados códigos maliciosos na máquina da vítima sem as usuais verificações de integridade. É possível, inclusive, instalar um novo sistema operacional. Em resumo, o vazamento da chave de segurança tornou o Secure Boot um recurso inútil.

Vale ressaltar que um criminoso ainda precisa ter acesso físico ao seu computador ou ganhar privilégios administrativos para conseguir realmente fazer algo contra sua máquina.

O problema só veio à tona recentemente, quando a empresa lançou dois pacotes de segurança para solucionar o problema. No entanto, eles ainda não foram capazes de resolver a questão em definitivo. De qualquer forma, especialistas recomendam a instalação desses updates, uma vez que eles dificultam o trabalho dos criminosos digitais. Uma terceira atualização ainda é aguardada.

Brechas de segurança sempre vão existir. Para que você não fique tão vulnerável a elas, a melhor opção é contar com um programa de antivírus instalado em seu computador ou smartphone. Trata-se de mais uma opção para enfrentar as tentativas de invasão de criminosos digitais, que nunca param de trabalhar.

Nesse sentido, que tal conhecer os planos do UOL Segurança Digital? Por um preço bem acessível, você reforça a segurança dos seus aparelhos.