Dicas e Curiosidades

ver todos

Veja como desinstalar aplicativos nativos do Android sem acesso ao root

Postado em 05/10/2017

Veja como desinstalar aplicativos nativos do Android sem acesso ao root

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Você já reparou que todo smartphone Android vem cheio de aplicativos nativos que, provavelmente, nunca serão usados? Para piorar a situação, é muito complicado se livrar deles. Ao contrário dos aplicativos baixados em lojas, não é possível remover as aplicações pré-instaladas por meio do menu de Configurações.

Para tanto, muitos usuários Android fazem o root para ter acesso à raiz do sistema operacional. A partir disso, é possível fazer mudanças radicais no aparelho, inclusive remover os aplicativos nativos.

>> Confira, também, 6 dicas para usuários Android que vão mudar sua vida!

No entanto, essa prática não é muito recomendada, principalmente para usuários que não têm muito conhecimento em programação. Se este é o seu caso, saiba que existe outro caminho para desinstalar aplicativos nativos do Android. Veja o passo a passo a seguir:

1o passo: torne-se um “desenvolvedor”

Para tanto, vá até “Configurações” > “Sobre o telefone”. Nessa seção, toque inúmeras vezes sobre a opção “Número da versão” até que apareça o aviso de que você é um “desenvolvedor”. Agora é possível seguir para o próximo passo.

2o passo: ative a função de Depuração USB no celular

Essa função permite que um computador tenha acesso a muitas informações de seu aparelho Android. Para tanto, vá até “Configurações” > “Opções do desenvolvedor”. Nessa seção, ative a função de “Depuração USB”.

3o passo: baixe o programa Debloater

O software Debloater é compatível com computadores equipados com Windows. Aqui, basta fazer a instalação normalmente.

4o passo: conecte o celular ao computador por cabo USB

Na sequência, execute o software Debloater com o celular plugado no computador e aguarde até que o programa carregue todas as informações de seu dispositivo.

5o passo: selecione os aplicativos que deseja desinstalar

Por fim, clique no botão “Read Device”, localizado na tela inicial do software Debloater. Nisso, uma lista com todos os aplicativos de seu aparelho Android aparece na tela de seu computador. Selecione aqueles que você pretende remover e clique no botão “Apply”.

É importante ressaltar que a remoção de um aplicativo pode prejudicar o desempenho de outros e de seu próprio aparelho. Então, tenha cautela nessa hora.

Por que desinstalar alguns aplicativos?

Um dos motivos para remover aplicativos pré-instalados em seu aparelho Android está na liberação de mais espaço de memória. Isso sem falar que a simples remoção de certos aplicativos ajuda a economizar a bateria do seu dispositivo, uma vez que muitas aplicações ficam rodando em segundo plano.

Quer um exemplo? O aplicativo do Facebook, que já vem pré-instalado em todos os aparelhos Android, é um dos que mais consomem bateria e memória do seu dispositivo. Excluir o aplicativo não é má ideia, uma vez que você pode acessar a plataforma em seu navegador, o que não gasta muita memória.

Apagou aplicativos sem querer? Sem problemas

Não entre em desespero. O software Debloater não apaga nada em definitivo, ele apenas deixa o aplicativo bloqueado em seu aparelho. Então, caso queira resgatar um aplicativo nativo, basta conectar o celular ao computador por cabo USB novamente e executar o Debloater.

Agora, clique na opção “UnBlock All Packages” e, logo, todos os aplicativos nativos serão restaurados. Simples assim.