Dicas e Curiosidades

ver todos

Vírus que muda cor do Facebook ataca de novo

Postado em 15/10/2014

Vírus que muda cor do Facebook ataca de novo

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

“Mude a cor do seu perfil no Facebook”. Você já deve ter visto essa história enquanto navegava pela timeline do Facebook? O aplicativo que promete mudar a cor do seu Facebook é um vírus que está atacando novamente computadores e dispositivos Android.

Sem pensar que se trata de um golpe virtual, mais de 10 mil usuários pelo mundo foram vítimas desse programa malicioso, de acordo com os números do laboratório de pesquisas da Cheetah Mobile.

O golpe já é conhecido há muito tempo, mas, por distração ou falta de conhecimento, muitas pessoas continuam caindo. Ele funciona mais ou menos assim: junto com a chamada, aparece um link patrocinado que redireciona o usuário para um site de phishing. Isto é, enquanto a pessoa acredita que está na página de aplicativos do Facebook, ela está, na verdade, abrindo as portas dos seus computadores ou dispositivos Android para as ações de criminosos. E tem mais, ao clicar, o seu perfil na rede social passa a trabalhar como spammer do criminoso, espalhando a falsa propaganda para os amigos da rede social.

Como o vírus funciona

A página de phishing tenta invadir a máquina do usuário por dois caminhos diferentes. O primeiro é pedindo para a vítima assistir a um vídeo tutorial que ensina como mudar a cor do Facebook. Ao apertar “play”, o criminoso já tem acesso temporário ao perfil da vítima podendo, inclusive, entrar em contato com os amigos dela. A vítima pode dispensar o vídeo tutorial. Nesse caso, o site força o usuário a fazer um download de um player de vídeos pornográficos, instalando o aplicativo malicioso na área de trabalho da máquina.

Para os usuários Android, o processo é um pouco diferente. A página de phishing manda um alerta de que o dispositivo está infectado por um vírus e, em seguida, sugere a instalação de um aplicativo de segurança.

Conforme a Cheetah Mobile, o golpe é frequente no Facebook devido a uma vulnerabilidade na página de aplicativos da rede social.

Eliminando o vírus que muda de cor

Foi vítima do golpe? Calma, se você agir rapidamente, não terá tantos problemas. O primeiro passo é remover imediatamente o aplicativo “Facebook Color Changer” nas configurações do Facebook. Partindo do princípio que o criminoso já roubou as suas informações pessoais, troque a senha de acesso.

Se prevenindo do golpe

Em primeiro lugar, nunca esqueça de uma coisa: não é possível mudar a cor do seu Facebook! Pronto, com essa informação você já diminui bastante o risco de contrair esse vírus. Só que você pode clicar no link por distração... Por isso, é importante instalar programas de segurança que avisam quando um link redireciona para uma página suspeita.