Dicas e Curiosidades

ver todos

VirusTotal já detecta programas maliciosos nos computadores Mac

Postado em 05/07/2016

VirusTotal já detecta programas maliciosos nos computadores Mac

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Aquela história de que os computadores da Apple eram invulneráveis já virou lenda. Há um bom tempo o Mac OS X passou a receber ataques de pragas de vários tipos que conseguiram invadir a máquina.

Prova disso é que, segundo levantamento da empresa Bit9 + Carbon Black, só em 2015 foram registrados 948 malwares exclusivos para OS X, enquanto a soma de vírus criados para atingir o sistema operacional da Apple foi, entre 2010 e 2014, de 180. O que tem mais preocupado é a proliferação de adwares, programas que exibem anúncios sem a permissão do usuário.

Diante desse cenário preocupante, o Google passou a disponibilizar o recurso VirusTotal para os usuários de Mac OS X. Com esse serviço online gratuito, é possível fazer uma varredura de arquivos e URLs a fim de detectar malwares.

De um modo geral, o VirusTotal trabalha com mais de 50 bancos de dados de inúmeros softwares de antivírus e outras ferramentas de segurança online. Trata-se, portanto, de uma segunda camada de segurança, ou seja, quando o antivírus falhar, o VirusTotal dá o último alerta. No entanto, os resultados de varredura não são 100% perfeitos.

Desde 2012, quando o VirusTotal foi adquirido pelo Google, a análise dos arquivos em um Windows é feita em um sandbox, ambiente isolado e limitado que pode executar softwares sem que afete o restante do computador. Em 2013, o mesmo recurso começou a ser usado para detectar malware em aplicativos de Android e, finalmente no final deste ano, chegou ao Mac OS X.

Como instalar o VirusTotal em seu Mac OS X

Para fazer proveito do VirusTotal, você precisa baixá-lo em seu Mac acessando esse site. Ali, clique em instalar o programa e, assim que concluída a instalação, arraste-o para a pasta de aplicativos. Quando você quiser verificar se um arquivo está contaminado, basta clicar com o botão direito do mouse sob o arquivo em questão e pedir para “abrir com” o aplicativo VirusTotal.

Pronto, agora você tem mais uma segunda camada de segurança para proteger a sua máquina de programas maliciosos que têm crescido nos últimos anos e ameaçado os usuários de Mac OS X.

Se você tem um Mac e quer se sentir mais protegido, nada melhor do que uma solução antivírus com experiência reconhecida no mercado. O UOL Antivírus protege seu PC ou Mac com você pagando bem pouco por mês.