Dicas e Curiosidades

ver todos

Aprenda a localizar o IMEI do seu celular
e bloqueá-lo em caso de roubo

Postado em 05/12/2016

Aprenda a localizar o IMEI do seu celular e bloqueá-lo em caso de roubo

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Se você tiver o seu smartphone furtado, roubado ou simplesmente perdê-lo, existe uma maneira de inutilizar o aparelho a distância. Aqui, estamos falando do bloqueio do dispositivo por meio do IMEI, um código único e intransferível que cada aparelho recebe na sua fabricação.

Trata-se de uma estratégia para diminuir a taxa de roubos de celulares, uma vez que não dá para tirar muitas vantagens financeiras de um aparelho bloqueado, seja roubando dados ou tentando revendê-lo para outra pessoa.

E ao que indicam as estatísticas, parece que muitos usuários já se deram conta da vantagem desse recurso. Segundo dados da ABR Telecom, 5 milhões de aparelhos celulares foram bloqueados por roubo ou perda no Brasil em 2015.

Onde localizar o IMEI do seu aparelho

Caso ocorra algum dos casos citados acima (torcemos para que não!), você pode solicitar à operadora o bloqueio do IMEI, além do chip. Dessa forma, a pessoa que estiver de posse do seu aparelho não conseguirá realizar nenhum tipo de ação nele.

O número de identificação do seu aparelho está descrito na nota fiscal da compra e também na etiqueta colada embaixo da bateria.

Caso você não possua mais a nota fiscal nem a caixa, não se preocupe, existe uma terceira maneira de conseguir o código. Para isso, basta digitar “*#06#” no teclado numérico. Assim, imediatamente, o número do IMEI aparece na tela.

É bom você fazer isso e anotá-lo já! Depois que não estiver mais de posse do aparelho, não conseguirá descobrir o código se não tiver guardado a nota fiscal ou a embalagem.

Vale ressaltar que uma vez bloqueado, o aparelho se torna inutilizado, portanto, vale tentar encontrá-lo primeiro e apagar todas as suas informações para garantir a privacidade.

Para isso, recorra a softwares de localização remota, como o do UOL Segurança Digital. Ele rastreia o seu aparelho por até 6 horas, na tentativa de localizá-lo, além de fazer backup a distância.