Dicas e Curiosidades

ver todos

Vulnerabilidade permite acessar fotos e contatos de um iPhone mesmo que ele esteja bloqueado

Postado em 30/01/2017

Vulnerabilidade permite acessar fotos e contatos de um iPhone mesmo que ele esteja bloqueado

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Mensagens de texto. E-mails. Histórico de navegação. Fotos. Agenda de contatos. Com tantas informações pessoais armazenadas em seu smartphone, não é à toa que você bloqueia (ou deveria) o seu aparelho com uma senha.

No entanto, se você é dono de um iPhone, manter a tela bloqueada não impede que seus dados fiquem acessíveis a terceiros. Aqui, a grande responsável por oferecer acesso às fotos e aos contatos do seu smartphone é a Siri (assistente pessoal inteligente do iOS).

Existem várias etapas envolvidas, mas o processo é bastante simples, permitindo que qualquer pessoa o faça com ajuda de tutoriais espalhados em sites na internet e no YouTube.

Basicamente, a pessoa vai contar com a ajuda da assistente virtualpara acessar o número do aparelho bloqueado e, a partir daí, com mais alguns comandos, ter acesso às fotos e aos contatos do aparelho em questão.

Isso quer dizer que mesmo que você proteja seu aparelho com uma senha, qualquer pessoa pode acessar seu iPhone ou iPad e visualizar sua galeria de imagens e agenda de contatos. Essa vulnerabilidade existe em todas as versões a partir do iOS 8.0.

Como se proteger

É muito simples resolver o problema com a Siri. Tudo o que você tem a fazer é desativar a assistente virtual na tela de bloqueio. Para tanto, você deve ir até Ajustes > Touch ID e Código.

Na parte “Permitir acesso quando bloqueado”, você deve desabilitar a opção Siri. Pronto, agora a assistente virtual só pode ser acionada quando o iPhone estiver desbloqueado.