Dicas e Curiosidades

ver todos

Windows Store tem mais de 1.500 aplicativos suspeitos removidos

Postado em 25/10/2014

Windows Store tem mais de 1.500 aplicativos suspeitos removidos

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

A Microsoft iniciou no último mês uma revisão dos aplicativos disponíveis na Windows Store e, até agora, mais de 1.500 aplicativos de Windows e Windows Phone já foram removidos. A medida foi tomada após um problema ocorrido com o player de vídeo VLC, que possuía aproximadamente 200 clones maliciosos. Ainda visando acabar com o transtorno, a empresa fez mudanças também nos requerimentos de certificação de aplicativos em sua loja virtual.

Para chegar ao novo formato, o feedback dos usuários foi levado em consideração: se antes as informações disponibilizadas eram confusas e inconclusivas, agora tudo deve estar minimamente detalhado. De acordo com as novas regras, os programas devem ter nomes que indiquem com clareza a funcionalidade do aplicativo, além de serem arquivados em categorias que correspondam ao seu uso e possuírem um ícone que possa diferenciá-lo dos demais apps disponíveis.

A empresa anunciou que gastos de usuários com aplicativos enganosos serão ressarcidos e disponibilizou até mesmo um email (reportapp@microsoft.com) para que casos de apps falsos sejam reportados. A revisão da loja continua em andamento para garantir a sua segurança, mas até lá você pode tomar certas atitudes que vão ajudar. Confira algumas delas:

Criptografia de dados

Alguns dos telefones Microsoft executam automaticamente a encriptação dos dados salvos no seu cartão de memória, evitando que, caso este seja retirado sem o seu consentimento, os dados possam ser acessados.

Atualizações

Os telefones são projetados para funcionarem melhor quando estão executando as versões mais recentes do sistema operacional. Por isso, o ideal é que você mantenha sempre o seu aparelho atualizado, o que vai garantir que todas as definições de segurança estejam devidamente aplicadas.

PIN de Carteira

Assim como no bloqueio da tela, o PIN de Carteira também exige uma senha, mas dessa vez para proteger o acesso à sua Carteira no sistema operacional Windows. Essa senha numérica pode impedir pagamentos NFC indesejáveis e proteger suas compras na Loja do Windows Phone. Para aprender como configurar esse recurso, visite o site da Microsoft. (http://www.windowsphone.com/pt-br/how-to/wp8/apps/set-up-a-wallet-pin)

Configuração de Segurança e Privacidade

Ao usar o navegador Internet Explorer a partir do sistema operacional Windows, você pode ajustar suas configurações de privacidade, determinando como os sites monitoram sua atividade online. Entre os recursos disponíveis, você pode decidir quais cookies serão armazenados e especificar como e quando os sites poderão utilizar suas informações de localização, além de bloquear pop-ups indesejados.

Verificação em duas etapas

Se você utiliza mais de um dispositivo Microsoft, essa pode ser uma excelente opção. Com ela, você protege sua conta e dificulta a entrada de pessoas que eventualmente tenham conseguido sua senha. Ao habilitar a verificação, você vê uma página extra sempre que entra em um dispositivo não confiável, tendo que digitar um código de segurança nesta página para ter o acesso liberado.

Aplicativos de segurança

Diversos aplicativos são projetados para garantir a segurança do seu acesso, armazenando informações de senha ou cartões de crédito e sincronizando-as com o seu computador por meio de conexão com a internet. Entre os principais estão o Password, o AirWatch MDM, o Authenticator e o Easy Password.