Dicas e Curiosidades

ver todos

7 maneiras de melhorar o desempenho do seu computador

Postado em 11/07/2017

7 maneiras de melhorar o desempenho do seu computador

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Por mais que você tenha investido muito dinheiro em um computador top de linha, ele pode não operar em sua capacidade máxima ou, pior, travar e apresentar lentidão com frequência. Em muitas situações, o problema está justamente na maneira como você utiliza a sua máquina.

Exigir mais do que o computador pode oferecer. Contrair vírus. Instalar softwares em excesso que, muitas vezes, você nem chega a utilizar. Superaquecimento dos componentes internos. Essas são algumas situações que prejudicam o funcionamento de seu PC.

Que tal mudar um pouco seus hábitos? Confira algumas atitudes a tomar:

Faxina

Aqui, quando falamos em faxina no computador, não nos referimos à remoção de arquivos e software. É, literalmente, tirar a poeira de dentro da máquina. No decorrer do tempo, muitas sujeirinhas se acumulam no interior do PC, tornando-o lento e barulhento. Isso sem falar do perigo do superaquecimento dos componentes internos.

Reserve, portanto, alguns dias do ano para desligar seu computador e fazer essa faxina. Aproveite o momento para limpar, também, o teclado e o mouse, principalmente se você tem a (péssima) mania de comer em frente ao computador.

Uma coisa de cada vez

Os usuários mais apressados nem esperam o computador completar o processo de inicialização e já começam a abrir softwares e navegadores. Em tão pouco tempo, a máquina não consegue responder a tantos comandos. Isso acontece, também, porque o computador está configurado para executar uma série de programas automaticamente durante sua inicialização, sem que o usuário saiba.

É preciso, portanto, fazer uma coisa de cada vez, dar tempo ao computador para que ele carregue tudo o que está configurado. Se você não tem muita paciência, uma maneira de sanar essa questão é desabilitar programas que você não quer que sejam executados automaticamente assim que ligar seu computador. Para tanto, basta acessar o Gerenciador de Tarefas (Windows) ou as Preferências do Sistema (Mac).

Horários alternativos para atividades pesadas

Na mesma linha da dica anterior, escolha horários alternativos para realizar tarefas pesadas, para que elas não atrapalhem o desempenho enquanto você estiver mexendo no computador. Atualizações do sistema operacional, rotinas de backup de arquivos, varreduras do antivírus e download de softwares pesados consomem o poder de processamento do computador e sobrecarregam o disco rígido.

Portanto, deixe para fazer essas atividades durante a madrugada, enquanto estiver dormindo.

Ligar ou desligar o PC: eis a questão!

Manter o computador sempre ligado é muito conveniente. Ele sempre está acessível de forma rápida, você não precisa esperar o processo de inicialização. Por outro lado, não desligá-lo nunca diminui o tempo de vida útil dos componentes internos e pode até superaquecê-los. Isso sem falar do gasto desenfreado de energia. Outro ponto negativo em manter a máquina ligada é que ela fica sujeita a infecções de malware o tempo inteiro, inclusive quando você não está mexendo nela.

Entre prós e contras, a melhor alternativa é deixar o computador em repouso (hibernação). Nesse modo, o sistema operacional desativa um monte de componentes, diminuindo o desgaste mecânico de muitas peças e o consumo de energia, além de ficar menos vulnerável. Por fim, quando você voltar a mexer no computador, todas as suas operações voltam instantaneamente, ou seja, não precisa aguardar todo o (longo) processo de inicialização.

Desfragmentar é preciso

Identificar softwares e arquivos que não utiliza mais e, na sequência, desinstalá-los é o primeiro passo – mas não o único – para tornar seu computador mais rápido. Ao fazer isso, é claro que você ganha mais espaço no HD. O problema é que esse espaço disponível pode estar fragmentado e distribuído irregularmente, o que atrapalha no desempenho da máquina.

Nesse sentido, após desinstalar programas e remover arquivos, procure desfragmentar o HD. Esse processo garante o uso mais eficiente da memória do computador e, consequentemente, o deixa mais veloz.

Mantenha tudo atualizado

Navegadores, softwares e sistemas operacionais não disponibilizam um novo pacote de atualização à toa. Além de corrigir eventuais vulnerabilidades que podem colocar seu computador em risco, a nova versão traz melhorias de usabilidade e desempenho.

Instale o UOL Segurança Digital

Com o UOL Segurança Digital você não permite que malwares e outros códigos maliciosos infectem seu computador. Lembre-se que um dos sintomas dos vírus é deixar seu computador lento.

Aqui, muitas pessoas pensam que um antivírus robusto sobrecarrega os computadores, diminuindo sua velocidade. No entanto, computadores com especificações intermediárias não sentem esse impacto quando o UOL Segurança Digital é instalado. Além de fazer a varredura em altíssima velocidade, o software faz uma análise de todos os aplicativos que estão rodando na máquina e apresenta ao usuário um relatório apontando quais os programas estão deixando o equipamento lento.