Dicas e Curiosidades

ver todos

Yahoo! anuncia nova violação: 1 bilhão de contas tiveram os dados vazados

Postado em 30/01/2017

Yahoo! anuncia nova violação: 1 bilhão de contas tiveram os dados vazados

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Um bilhão. Este é o número de contas de usuários do Yahoo! que tiveram seus dados roubados em agosto de 2013, mas que a empresa só descobriu (ou divulgou) recentemente.

Segundo a própria companhia, o caso não tem relação com a violação de 500 milhões de contas divulgada em setembro do ano passado, que, até então, era considerada a maior falha da história da companhia.

Entre os dados roubados, estão nomes, endereços de e-mail, números de telefone e senhas. Para acalmar os usuários, o Yahoo! afirma que números de cartões de crédito e contas bancárias não foram vazados. Isso porque os dados financeiros ficam armazenados em um sistema separado que não foi invadido.

No pior das hipóteses,os roubos de 2013 e 2014 comprometeram, ao todo, 1,5 bilhão de usuários. É claro que pode haver sobreposição entre as contas nas duas violações, diminuindo essa número.

Vale lembrar que, em 2013, o Yahoo! divulgou que havia 800 milhões de usuários ativos, número bem aquém das contas invadidas. Assim, é possível concluir que, provavelmente, muitas contas violadas estavam inativas.

O Yahoo! trabalha com a polícia para descobrir os responsáveis pelas invasões. Enquanto as investigações não chegam a nenhuma conclusão, a empresa recomenda que os usuários alterem as suas senhas.

Se você usa as mesmas informações e senhas em outros sites e serviços online, trate de fazer a mudança imediatamente também nesses canais. E, em hipótese nenhuma, reutilize uma senha antiga.

Não custa nada lembrar algumas dicas para criar uma senha forte e segura, não é mesmo? Dê uma olhada!