Dicas e Curiosidades

ver todos

Conheça as novas ferramentas de controle parental do YouTube Kids

Postado em 27/01/2017

Conheça as novas ferramentas de controle parental do YouTube Kids

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Quase não é mais possível impedir que, hoje em dia, crianças acessem a internet. Mas é possível (e altamente recomendado) ter controle sobre o conteúdo que elas consomem. E é justamente isso que as novas ferramentas do YouTube Kids prometem.

Lançado em 2015 pelo Google, o YouTube Kids é um aplicativo voltado para crianças de até 8 anos de idade para garantir mais tranquilidade aos pais. Disponível para iOS e Android, o aplicativo chegou ao Brasil no meio do ano passado.

Entre os principais atrativos, estavam filtros da plataforma que excluíam vídeos com conteúdos impróprios e a facilidade de acessar o histórico. No entanto, no primeiro ano no ar, o serviço enfrentou uma série de problemas para bloquear conteúdos com piadas sobre pedofilia e publicidade infantil.

Depois desse período de dificuldades, o YouTube Kids lança recursos mais robustos para os pais terem controle sobre o que seus filhos assistem na plataforma. Isso inclui um guia completo que ensina os pais a mexer no aplicativo. Veja, a seguir, quais são as novas ferramentas de controle parental:

Bloqueio de vídeos e canais

Por mais que a plataforma se esforce para oferecer, automaticamente, apenas conteúdos educativos e exclusivos ao público infantil, nenhum sistema é perfeito. Por isso, os pais têm a capacidade de bloquear vídeos e canais que considerem inapropriados para os pequenos

Tempo limite na plataforma

Quem conhece o YouTube sabe que, por conta dos conteúdos relacionados, um vídeo leva ao outro, e a navegação na plataforma parece não ter fim. Nesse sentido, para impedir que os pequenos fiquem horas no aplicativo, os pais conseguem estabelecer um tempo limite para que as crianças naveguem por lá. Quando o tempo final se aproxima, o aplicativo avisa os pequenos e encerra as atividades.

Senha de acesso às configurações

Por último, e não menos importante, é possível aplicar uma senha para acessar as configurações da plataforma, de modo que as crianças não modifiquem os filtros estabelecidos pelos pais.

Trata-se de uma ótima medida, uma vez que a presença dos pais é fundamental quando o assunto é crianças e mundo virtual.

Vale lembrar que garantir a privacidade dos pequenos não é suficiente. É preciso, também, que os dispositivos estejam protegidos contra ataques virtuais. Sendo assim, instale já o UOL Segurança Digital no tablet dos seus filhos e durma tranquilo!